Os chamados Incoterms (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) servem para definir, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações recíprocos do exportador e do importador, estabelecendo um conjunto-padrão de definições e determinando regras e práticas neutras, como por exemplo: onde o exportador deve entregar a mercadoria, quem paga o frete, quem é o responsável pela contratação do seguro.
Enfim, os Incoterms têm esse objetivo, uma vez que se trata de regras internacionais, imparciais, de caráter uniformizador, que constituem toda a base dos negócios internacionais e objetivam promover sua harmonia.
Na realidade, não impõem e sim propõem o entendimento entre vendedor e comprador, quanto às tarefas necessárias para deslocamento da mercadoria do local onde é elaborada até o local de destino final (zona de consumo): embalagem, transportes internos, licenças de exportação e de importação, movimentação em terminais, transporte e seguro internacionais etc.
São vários os tipos, além do Porta-Aviões. citaremos mais alguns: Fragatas, Submarinos, Contratorpedeiros, Balizadores, Faroleiro, Hidroceanográfico, Oceanográficos, Hidrográficos, Apoio Oceanográfico, Assistência Hospitalar, Tanque Fluvial, Tanque, Transporte Fluvial, Socorro Submarino, Transporte de Tropas, Rebocador de Alto-Mar, Varredores, Corvetas, Patrulha, Navios de Desembarque-Doca e Navio de Desembarque de Carros de Combate.
São os navios semelhantes aos navios de carga geral mas normalmente não possuem além de um ou dois mastros simples sem paus de carga. As escotilhas de carga abrangem praticamente toda a área do convés e são providas de guias para encaixar os contêiners nos porões. Alguns desses navios apresentam guindastes especiais.
São os navios destinados ao transporte de grandes quantidades de carga a granel: milho, trigo, soja, minério de ferro, etc. Se caracterizam por longo convés principal onde o único destaque são os porões.
São os navios utilizados pelas Forças Armadas (Marinha) para o transporte de aviões, até a zona principal de atuação dos mesmos. Servem como uma base móvel de operação, inclusive com pista de pousos e decolagens.
São os navios para transporte de petróleo bruto e produtos refinados (álcool, gasolina, diesel, querosene, etc.). Se caracterizam por sua superestrutura a ré e longo convés principal quase sempre tendo à meia nau uma ponte que vai desde a superestrutura até a proa. Essa ponte é uma precaução para a segurança do pessoal, pois os navios tanques carregados passam a ter uma pequena borda livre, fazendo com que no mar seu convés seja “lavado” com frequência pelas ondas.
São os navios parecidos com os gaseiros, transportando cargas químicas especiais, tais como: enxofre líquido, ácido fosfórico, soda cáustica, etc.
São os navios que transportam vários tipos de cargas, geralmente em pequenos lotes – sacarias, caixas, veículos encaixotados ou sobre rodas, bobinas de papel de imprensa, vergalhões, barris, barricas, etc. Tem aberturas retangulares no convés principal e cobertas de carga chamadas escotilhas de carga, por onde a carga é embarcada para ser estivada nas cobertas e porões. A carga é içada ou arriada do cais para bordo ou vice-versa pelo equipamento do navio (paus de carga e ou guindastes) ou pelo existente no porto.
São os navios destinados ao transporte de gases liquefeitos. Se caracterizam por apresentarem acima do convés principal tanques típicos de formato arredondado.
São os navios utilizados para puxar, empurrar e manobrar todos os tipos de navios. Geralmente utilizados para manobras de grandes navios na zona portuária e canais de acesso aos portos. Pode também socorrer navios em alto-mar, rebocando-os para zonas seguras; e puxar navios encalhados em bancos de areia. Apesar de pequenos, possuem grande potência de motor.
São os navios que tem a finalidade única de transportar pessoas e suas bagagens. Pode ser para viajens normais como para cruzeiros turísticos. Possuem uma estrutura voltada ao lazer, como restaurantes de luxo, cassinos, bares, cinema, boite, lojas, piscina, salão de jogos e ginástica, etc.
São os navios em que a carga entra e sai dos porões e cobertas, na horizontal ou quase horizontal, geralmente sobre rodas (automóveis, ônibus, caminhões) ou sobre veículos (geralmente carretas, trailers, estrados volantes, etc.). Existem vários tipos de RoRos, como os porta- carros, porta-carretas, multi-propósitos, etc., todos se caracterizando pela grande altura do costado e pela rampa na parte de ré da embarcação.
São os navios de carga combinada, ou seja, transportam minério e petróleo.
Dimensões externas:
comprimento: 12.192 mm
largura: 2.438 mm
altura: 2.895 mm
Dimensões internas:
comprimento: 12.032 mm
largura: 2.350 mm
altura: 2.695 mm
Abertura de portas:
largura: 2.338 mm
altura: 2.585 mm
Pesos:
peso máximo: 30.480 kg
tara: 4.150 kg
carga: 26.330 kg
Cubagem: 76.2 m3
Características: corner casting para movimentação com carga fork lift para movimentação da unidade vazia.
Com o revestimento do chão em alumínio, portas de aço reforçadas e revestimento de fibra de vidro, esse container possui encaixe para clip-on, isto é, máquinas de refrigeração que são acopladas ao módulo.
Estes clip-on são abastecidos com gás HFC-134A que, além de oferecer maior eficiência, não ataca a camada de ozônio. Mesmo com a temperatura externa chegando a 40oC, o container insulado, ideal para o transporte de carnes, sucos e frutas, é capaz de manter a temperatura interna em 20oC negativos.
Dimensões externas:
comprimento: 6.058 mm
largura: 2.438 mm
altura: 2.438 mm
Dimensões internas:
comprimento: 5.717 mm
largura: 2.267 mm
altura: 2.117 mm
Abertura de portas:
largura: 2.267 mm
altura: 2.115 mm
Pesos:
peso máximo: 24.000 kg
tara: 2.800 kg
Cubagem: 27.4 m3
Esse equipamento é o modelo mais usado de todos, por sua extraordinária versatilidade. Acomoda não só cargas secas como cargas úmidas e até líquidas, desde que estejam devidamente embaladas.
Dimensões externas:
comprimento: 6.058 mm
largura: 2.438 mm
altura: 2.591 mm
Dimensões internas:
comprimento: 5.910 mm
largura: 2.340 mm
altura: 2.388 mm
Abertura de portas:
largura: 2.346 mm
altura: 2.282 mm / 2.280 mm
Cubagem: 33.2 m3
Pesos:
peso máximo: 24.000 kg
tara: 2.080 kg
carga: 21.920 kg
Características:
corner casting para movimentação com carga fork lift para movimentação da unidade vazia.
São ideais para transportar cargas de tamanhos irregulares e formas diversas como máquinas para agricultura, aparelhos de ar condicionado, barcos, material de construção, geradores, toras, bobinas de papel, tubos, vergalhões, tanques, chapas, caminhões, veículos, chapas de compensados e etc.
Dimensões externas:
comprimento: 6.058 mm / 12.192 mm
largura: 2.438 mm / 2.438 mm
altura: 2.591 mm / 2.591 mm
altura dobrado: 555 mm / 700 mm
altura da plataforma: 271 mm / 605 mm
Dimensões internas:
acesso de carga pelo topo: 5.908 mm / 12.020 mm
acesso de carga pelo lado: 5.508 mm / 11.730 mm
largura: 2.387 mm / 2.230 mm
largura entre batentes: 2.182 mm / 2.230 mm
largura entre colunas: 2.190 mm / 2.100 mm
altura: 2.320 mm / 1.986 mm
Cubagem: 28.9 m3 / 67 m3
Pesos:
peso máximo: 25.400 kg / 45.000 kg
tara: 2.845 kg / 5.180 kg
carga: 22.555 kg / 39.820 kg
Características: painéis dobráveis por molas bolsa para movimentação com carga.
São ideais para cargas que só podem ser estivadas por cima, como máquinas para construção ou agricultura, barcos, vidro, toras de madeira, empilhadeiras, chapas de compensado e etc. O equipamento é protegido por uma cobertura na parte superior.
Dimensões externas:
comprimento: 6.058 mm / 12.192 mm
largura: 2.438 mm / 2.438 mm
altura: 2.591 mm / 2.591 mm
Dimensões internas:
Acesso pelo topo:
comprimento: 5.792 mm / 11.883 mm
altura: 2.225 mm / 2.152 mm
Abertura de portas:
comprimento: 2.336 mm / 2.337 mm
altura: 2.233 mm / 2.280 mm
Pesos:
Peso máximo: 24.000 kg / 30.820 kg
Tara: 2.050 kg / 3.800 kg
Carga: 21.950 kg / 27.020 kg
Altura do centro dos arcos: 2.370 mm / 2.380 mm
Altura sob as laterais de arcos: 2.320 mm / 2.330 mm
Comprimento no painel lateral: 2.346 mm / 2.342 mm
Cubagem: 32.2 m3 / 65.6 m3
Característica: bolsa para movimentação com carga
Dimensões externas:
comprimento: 12.192 mm
largura: 2.438 mm
altura: 2.591 mm
Dimensões internas:
comprimento: 12.044 mm
largura: 2.342 mm
altura: 2.380 mm
Abertura de portas:
largura: 2.337 mm
altura: 2.280 mm
Pesos:
peso máximo: 30.480 kg
tara: 3.550 kg
carga: 26.930 kg
Cubagem: 67.6 m3
São ideais para transportar cargas de tamanhos irregulares e formas diversas como máquinas para agricultura, aparelhos de ar condicionado, barcos, material de construção, geradores, toras, bobinas de papel, tubos, vergalhões, tanques, chapas, caminhões, veículos, chapas de compensados e etc.
Dimensões externas:
comprimento: 6.058 mm / 12.192 mm
largura: 2.438 mm / 2.438 mm
altura: 266 mm / 628 mm
Dimensões internas:
comprimento da plataforma: 6.020 mm / 12.150 mm
largura da plataforma: 2.413 mm / 2.290 mm
Cubagem: 29 m3 / 67 m3
Possui bolsa para movimentação com carga e três acessos pelo topo. São específicos para cargas a granel com destaque para o café.
Dimensões externas:
comprimento: 6.058 mm
largura: 2.438 mm
altura: 2.591 mm
Dimensões internas:
comprimento: 5.838 mm
largura: 2.366 mm
altura: 2.374 mm
Abertura frontal:
largura: 2.114 mm
altura: 500 mm
Abertura traseira:
largura: 280 mm
altura: 300 mm
Cubagem: 32.7 m3
Escotilhas do teto: 500 mm de diâmetro
Peso:
Peso máximo de carga: 28.030 kg
Peso por container: 2.450 kg
O container ventilado é ideal para cargas que precisam de ventilação natural como por exemplo café, cacau, feijão, cebola, sementes, grãos, manufaturados, fumo, condimentos e alho, entre outras. Seus ventiladores formam uma espécie de efeito chaminé que aspira o ar fresco e expele o ar saturado.
Dimensões externas:
comprimento: 6.068 mm
largura: 2.438 mm
altura: 2.591 mm
Dimensões internas:
comprimento: 5.900 mm
largura: 2.323 mm
altura: 2.367 mm
Ventilação:
topo: 9.000 cm3 por lado
base: 1.000 cm3 por lado
Pesos:
peso máximo: 24.000 kg
tara: 2.650 kg
carga: 21.350 kg
Cubagem: 32.6 m3
Características:
bolsa para movimentação com carga.
20.000 cm3 de ventilação permanente
Possui encaixe para gerador de energia, além de chão de alumínio, portas de aço reforçadas e revestimento de aço inoxidável. Esse container dá vida longa às cargas perecíveis podendo chegar a uma temperatura de 20oC abaixo de zero mesmo com a temperatura externa chegando a 40oC positivos. Equipamento ideal para transportar carnes, sucos e frutas.
Dimensões externas:
comprimento: 6.058 mm
largura: 2.438 mm
altura: 2.591 mm
Dimensões internas:
comprimento: 5.498 mm
largura: 2.270 mm
altura: 2.267 mm
Abertura de portas:
largura: 2.270 mm
altura: 2.210 mm
Pesos:
peso máximo: 25.400 kg
tara: 3.040 kg
carga: 22.360 kg
Cubagem: 28.3m3
Ad Valorem – Cobrança adicional quando o exportador quer ter a sua carga coberta num valor superior aquele provisionado num b/l comum. AI – All Inclusive , Todas as taxas e sobretaxas incluídas (na cotação de fretes)
Arrival Notice – Documento que avisa ao consignatário sobre a chegada do navio e confirma o frete e as taxas devidas.
As Freighted – Todas as cargas taxadas na mesma unidade, peso ou medida.
Base Port – Porto (s) no qual a tarifa padrão se aplica. Servido diretamente pelos armadores que fazem parte do acordo /tarifa.
Bill of Lading (B/L) – Documento legal oficial que informa quem é o proprietário da carga; documento negociável para receber a carga; contrato entre o embarcador e o armador.
B/L Terms – Todos os detalhes relevantes ao embarque/carregamento.
Box Rate – Um frete total para mover uma carga em várias dimensões de containers da origem ao destino.
BAF (Bunker Adjustment Factor) – Sobretaxa aplicada pelo armador em cima do frete para cobrir o custo do combustível.
Bunker Surcharge – o mesmo que BAF.
C & F – Cost & Freight – Custo e frete.
CBM – Cubic Meter – Metros cúbicos.
Certificate of Orign – Documento formal declarando origem e detalhes relevantes sôbre a carga.
CFS Charge – Container Freight Station charge, cobrada pelo armador pelo manuseio da carga (geralmente carga solta) no terminal.
Clean on Board – B/L emitido sem constar exceções.
Conference – Um grupo de armadores que oferecem fretes iguais, Serviço regular de/para os mesmos portos/regiões, valendo-se de regras comuns para o mesmo tráfego.
Commercial Invoice – Documento em papel timbrado do exportador contendo uma descrição acurada da mercadoria e mostrando país ou origem. Deve constar todos os ítens a serem embarcados.
Cubic Foot – Pés cúbicos.
Customs House Broker (CHB) – Agente representante licenciado pelo FMC o qual providencia o desembaraço da carga importada,em nome do consignatário, junto à alfandega norte-americana.
Diversion Charge – Taxa por mudar o destino da carga, já embarcada , de um porto para outro. A taxa é cobrada porque a operação vai requerer manuseio de containers usando os guindastes.
EIR – Equipment Interchange Receipt . Documento que confirma a entrega do container vazio no terminal designado pelo armador. Neste documento deve-se anotar as condições em que o equipamneto foi devolvido (avarias, sujeiras, etc).
EDI – Eletronic Data Interchange – Comunicanação de computador para computador entre o prestador de serviços e seu cliente.
Ex Works – O comprador recebe a carga diretamente da fábrica do vendedor e, à partir daí, arranja o embarque , seguro e outros serviços correlatos por sua conta.
FAK – Freight All Kinds – um frete cobrado por container aonde se pode colocar qualquer tipo de mercadoria.
FAS – Free Along Side – carga colocada pelo vendedor no costado do navio.
Federal Maritime Comission (FMC) – Agência do governo norte-americano responsável por supervisionar os aspectos regulatórios da indústria do transporte marítimo.
FOB – Free on board .
Freight Claim – Carta do cliente para o armador constando dados (b/l , temperature chart etc) que confirmam a ocorrência de danos à carga . Tal carta dá início ao processo de pedido de ressarcimento ao armador.
Freight Collect – Pagamento do frete a ser efetuado no destino pelo consignatário.
GRI (General Rate Increase) – Aumento geral de fretes em uma dada conferência ou acordo de tarifas.
House to House – Carga aceita pelo armador no porto de embarque e entregue no porto de desembarque (ver CY/CY)
IA – Independent Action , quando um armador , membro de uma conferência de fretes, toma uma decisão unilateral de reduzir um frete de tarifa .
IHC – Inland Haulage Charge – Cobrança relativa a transporte interno do container de/para fábrica/porto .
In Bond – Carga que não tenha sido desembaraçada e que esteja seguindo para um determinado ponto sob a responsabilidade do armador .
Laden on Board – Um b/l que indica que uma carga foi carregada no navio.
Letter of Credit – Documento emitido por um banco autorizando a transferência de fundos do comprador para o vendedor sob termos e condições estabelecidos para transações internacionais.
Letter of indemnity – Libera uma das partes envolvidas de qualquer responsabilidade. Proteção dada para o prestador de serviços (armador p/ ex ) , por escrito, autorizando alguma ação que seja diferente do contratado ou padrão.
Manifest – uma fatura contendo a lista detalhada de toda carga carregada em um navio.
Marks and Numbers – O detalhe identificador em uma embalagem (deve constar no b/l)
Me Too – O ato de um ou mais armadores seguir o IA de um outro armador.
Negotiable B/L – B/L negociável ; b/l original endossado pelo exportador que é usado para negociar documentos com o banco.
Negotiatioting Bank – Banco aonde o exportador negocia os documentos ou aonde os documentos são primeiramente negociados. Normalmente localizado no país de origem.
NOS – Not Otherwise Specified. Normalmente utilizado para assessar fretes para mercadorias não constantes na tarifa e, portanto com um frete único.
Notify Part – Empresa/pessoa que aparece no b/l como parte a ser informada quando da chegada da carga. Pode ser diferente do consignatário.
OBL – Bill of Lading original.
On Deck Stowage – Carga estivada no deck do navio.
Open Rates – Fretes estabelecidos para cada aramador individualmente. Estes fretes embora constem na mesma tarifa podem ser diferentes de armador para armador.
Outbound – Embarques de exportação.
Outport – Porto normalmente não servido pelos membros.
Packing List – Lista de pacotes/embalagens para cada embarque mostrando detalhes de peso e medidas individualmente.
Per Diem – Custo por dia. Cobrado por container em poder do cliente por um período extendido; taxa cobrada de uma companhia de transportes rodoviários devido à devolução tardia do container.
P/H – Pier to House.
Scope – Área coberta pelo acordo
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